sábado, 19 de fevereiro de 2011

5º PERIODO - ATIVIDADE

Faça um breve relato sobre a importância da Física e suas tecnologias na Medicina.

98 comentários:

  1. Que a Física está presente em todos os ramos que envolvem alta tecnologia é óbvio! Mas, um deles, em particular, fundamental para a vida, é a Medicina. Embora a relação natural desta seja com as Ciências Biológicas, cabe dizer que grande parte dos avanços que ocorreram nas últimas décadas foram de mãos dadas com a Física.
    Gostaria de começar pelo bom, velho e aparentemente simples exame de “raio x” – o correto é no plural, raios X. Descoberto por Roentgen no final do séc. XIX, tais exames representaram um enorme salto, por exemplo na Ortopedia, quando começaram a ser utilizados para diagnósticos.

    Aluna: Layla Ohanny 5°Periodo'A'

    ResponderExcluir
  2. Hoje a Fisica para a gente esta presente no nosso dia a dia , principalmente na medicina.Como sitado na medicina e um dos ramos vamos começar a falar radioterapia radioterapia é um dos melhores exemplos da utilização da física moderna no campo da medicina. Esta técnica, que começou a ganhar popularidade na década de 50, consiste na utilização de radiações ionizantes como parte da terapêutica usada para combater o cancro (juntamente com a quimioterapia e/ou cirurgia).

    Aluna: Lisa Carolina 5°Periodo'A'

    ResponderExcluir
  3. Na medicina a física também teve, e tem, fundamental importância. Graças a ela é que médicos do mundo todo podem fazer procedimentos cirúrgicos de alta tecnologia e exames com os mais sofisticados equipamentos. As cirurgias a laser e a ressonância magnética são exemplos dessas tecnologias aplicadas na medicina. A área da oncologia (tratamento do câncer) utiliza os conhecimentos da física nuclear para tratamentos radiológicos (radioterapia).

    Aluna: Anna Karolyna Caleman César 5° Período "A"

    ResponderExcluir
  4. Como sabemos a fisica esta em quase todas as areas de trabalho em especial a medicina,pois a medicina precisa de varios compostos quimicos e fisicos, por exemplo: uma maquina de raio x temos estudo fisicos na elaboraçao desse mecanismo,nao podemos esquecer que temos muitos tratamentos como o do câncer que preciso ter o conhceimento da fisica nuclear pois a radioterapia nao pode ser feita sem o profisional nao ter esse conhecimento.Por esses pequenos exemplos vemos que a fisica tem como grande importancia na area da medicina e e claro em varia outras areas. Aluno: jhonatas henrik ivo rocha 5 período (E)

    ResponderExcluir
  5. A Fisica está presente em todos os locais a tecnologia está presente mais onde mais nos beneficiamos e na medicina que envolve equipamentos de tecnologia avançada e que nos ajuda bastante como :aparelhos de Raio x,aparelhos que ajudam em operaçõesb para redução de estomago,e ajuda na prevenção do cançer.A fisica e muito importante em nossas vidas. Aluno:Thairony sousa pires 5° periodo 'G'

    ResponderExcluir
  6. A fisica é muito importante como materia pois ela nos coloca em contato com diversas situaçoes que usando nosso raciocinio somos capazes de resolver.As suas tecnologias na medicina expoe um aspecto muito importante hoje que é a gravidez assistida que da a esperança a milhares de casais que sonham em ter filhos que é Tecnomedicina manipulação da Tecnologia na infertilidade & na gestação!
    Aluna: Denise Melo 5° "P.A" matutino.

    ResponderExcluir
  7. A fisica hoja é considerada a maior font de conhesimento para vario estudos entre eles a medicina, com esse avanso temos varias formas de tratamento.
    A medicina moderna nessecita de amplos conhecimentos da "FISICA", pois com ela podemos fazer exames e até mesmo cirurgias que ha muito tempo atras não poderia ser feito por falta de conhecime. Já hoje a fisica pode nos proporcionar isso.

    ResponderExcluir
  8. A Fisica esta interligada em tudo em que ha na medicina que ha cada dia avança mais e mais ficando cada vez mais atualizada e buscando mais requisitos com as novas tecnologias q tbm vem surgindo!
    ALUNA: RENNARYA CANDIDO 5°P "A" MATUTINO

    ResponderExcluir
  9. Eitá povinho inteligente !!!!
    Aluno :*************
    Série: *************
    Turno:**************

    ResponderExcluir
  10. A Física é responsável por grande parte do desenvolvimento científico. Ela tem aplicações em todos os campos de atividade humana: na medicina, nos transportes, nos esportes, nas comunicações, na indústria, etc. Com o auxílio da Física, podemos utilizar algumas formas dessas energias na medicina e fazê-las trabalhar para nós, tais como a energia elétrica, mecânica, sonora, luminosa, etc.
    ALUNO: Danyllo Ferreira Nogueira 5ºP"G"

    ResponderExcluir
  11. A Física Médica é o ramo da Física que compreende a aplicação dos conceitos, leis, modelos, agentes e métodos da Física para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, desempenhando uma importante função na assistência médica, na pesquisa biomédica e na otimização da proteção radiológica.

    Atualmente a Física Médica aplica os fundamentos físicos de múltiplas técnicas terapêuticas, proporciona a base científica para a compreensão e desenvolvimento das modernas tecnologias que têm revolucionado o diagnóstico médico e estabelece os critérios para a correta utilização dos agentes físicos empregados em Medicina.


    ALUNO : Luiz Augusto Teixeira Barbosa. /5° Periodo ''E'' / TURNO : Noturno

    ResponderExcluir
  12. é o ramo da Física que compreende a aplicação dos conceitos, leis, modelos, agentes e métodos da Física para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, desempenhando uma importante função na assistência médica, na pesquisa biomédica e na otimização da proteção radiológica.

    Atualmente a Física Médica aplica os fundamentos físicos de múltiplas técnicas terapêuticas, proporc+iona a base científica para a compreensão e desenvolvimento das modernas tecnologias que têm revolucionado o diagnóstico médico e estabelece os critérios para a correta utilização dos agentes físicos empregados em Medicina.

    Finalmente estabelece, em colaboração com a Bioengenharia, as bases necessárias para a medida das variáveis biomédicas e aporta, junto com a biofísica, os fundamentos necessários para o desenvolvimento de modelos que explicam o funcionamento do corpo humano

    O desenvolvimento mais importante da Física Médica, tal como a entendemos atualmente, tem lugar a partir do descobrimento dos raios-x e da radioatividade, dado seu impacto decisivo na moderna diagnose e terapêutica médica. Estes descobrimentos marcam um hiato histórico na aplicação na aplicação dos agentes físicos em Medicina, ao proporcionar métodos revolucionários de diagnóstico e tratamento de doenças. Em coerência com esta realidade se desenvolveu a necessidade de incorporar profissionais da Física nos grandes hospitais e clínicas em todo o mundo.

    A Física médica, portanto, é desenvolvida principalmente nas áreas de Radiologia Diagnóstica e Intervencionista, Medicina Nuclear, Radioterapia, Radiocirurgia, Proteção Radiológica, Metrologia das Radiações Ionizantes, Biomagnetismo e Radiobiologia Clínica e epidemiológica. Os profissionais de Física Médica são indispensáveis na utilização de tecnologias de ponta como aceleradores lineares clínicos, tomógrafos gama, sistema de braquiterapia de alta taxa de dose, tomógrafos de ressonância magnética, assim como na garantia da qualidade dos serviços de saúde prestados à sociedade.
    Edson Junio Araujo dos Santos 5° P "B".

    ResponderExcluir
  13. A Física médica, portanto, é desenvolvida principalmente nas áreas de Radiologia Diagnóstica e Intervencionista, Medicina Nuclear, Radioterapia, Radiocirurgia, Proteção Radiológica, Metrologia das Radiações Ionizantes, Biomagnetismo e Radiobiologia Clínica e epidemiológica. Os profissionais de Física Médica são indispensáveis na utilização de tecnologias de ponta como aceleradores lineares clínicos, tomógrafos gama, sistema de braquiterapia de alta taxa de dose, tomógrafos de ressonância magnética, assim como na garantia da qualidade dos serviços de saúde prestados à sociedade.


    ALUNO: Raul Fonseca de Oliveira
    TURNO: Noturno / SERIE: 5° Periodo ''E''
    ''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

    ResponderExcluir
  14. Hoje a fisica esta presente no nosso dia-a-dia, como podemos ver na medicina a ultrassonografia(é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais versáteis e ubíquos, de aplicação relativamente simples e com baixo custo operacional).
    Aluna: Daiane Gonçalves 5°P "A" MATUTINO

    ResponderExcluir
  15. Física e medicina são duas ciências que caminham juntas, ou seja, uma depende da outra para alcançar seus objetivos,como para fazer um simples exame de raio-X,e até mesmo um exame de sangue como hemograma, pois para diagnosticar um laudo é necessário a utilização de aparelhos que foram criados através da física como o microscópio. Aluno: Manoel Rodrigues de Miranda Neto 5 período A "Matutino"

    ResponderExcluir
  16. HOje a físca e muito importante uma materia que utiliza muito o raciocinio e esta relacionada com varios ramos e muita tecnologia na medícina como raio-x em aparelhos ajudam nas operações a física ereponsavel por grande parte do desenvolvimento cientifico: aluna maria regina 5 período A "matutino'

    ResponderExcluir
  17. A Ciência é a responsável pelo desenvolvimento social, político, econômico e tecnológico de uma nação. O objetivo da ciência é buscar respostas para todas as coisas, e assim, acabar com as doenças que assolam uma nação e aumentar seu desenvolvimento tecnológico. E a area da fisica é de primordial importancia nesses setores pois estuda assuntos que podem nos levar a grandes reaizações em nosso meio.

    Amanda Costa Souza.
    5°per.A

    ResponderExcluir
  18. A medicina e a fisica são muito importantes em nossas vidas pois sempre estão buscando novos conhecimentos,a ciencia é responsavel pelo desenvolvimento politico,economico,social e tecnologico,o objetivo da ciência e da tecnologia é buscar respostas para muitas coisas que ainda ñ sabemos a solução,acabar com as doenças que a cada dia almenta entre a população e aumentar seu desenvolvimento tecnológico.

    Aluna:Letticia V.dos Santos.
    Serie:5°Periodo "G"
    Turno:Noturno.

    ResponderExcluir
  19. A Física também serve como complemento para a Medicina, especialmente no que concerne à Radioterapia, tratamento que consiste na utilização de radiações ionizantes como parte da terapêutica usada para combater o cancro (juntamente com a quimioterapia e/ou cirurgia).
    Através deste tratamento, as radiações podem destruir um tumor ou impedir que suas células
    aumentem.

    Gustavo Araujo Leal de Aquino
    5º Período G

    ResponderExcluir
  20. Faça um breve relato sobre a importância da Física e suas tecnologias na Medicina.

    Ela tem aplicações em todos os campos de atividade humana: na medicina, nos transportes, nos esportes, nas comunicações, na indústria, etc. Com o auxílio da Física, podemos utilizar algumas formas de energia e fazê-las trabalhar para nós, tais como a energia elétrica, mecânica, sonora, luminosa, calorífica e a energia nuclear.mas nâo e sò nessa energias que a fisica esta presente e sim em todo meio ambiente.

    aluno:ELLYZIO FERREIRA DOS SANTOS serie:5 periodo E

    ResponderExcluir
  21. HOJE A FISICA E USADA NA Medicina Nuclear é o uso das propriedades radioactivas de algumas partículas em diagnóstico por imagem ou em tratamentos

    PAULO FERNANDO SEIRE:5 periodo F

    ResponderExcluir
  22. A Medicina Física e Reabilitação é uma especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e terapêutica de diferentes entidades tais como as subsequentes ao patologias traumática, a lesões do sistema nervoso central e periférico, orto-traumatológicas, cardio-respiratórias, reumatológicas, vasculares periféricas, pediátricas entre outras. A Medicina Física e Reabilitação aplica diferentes estratégias terapêuticas que vão prevenir ou reduzir as múltiplas consequências clínicas das doenças agudas e crónicas, no âmbito das deficiências das incapacidades e das desvantagens. HENRIQUE PINHERO SEIRE:5periodo F

    ResponderExcluir
  23. A fisica hoje em dia é usada para varias coisa e uma delas é a medicina, atualmente a "FISICA" esta ajudando muito a medicina a achar meios de tratamentos para curar doenças q se fosem diaguinosticadas no passado não teria como ser tratadas por falta de equipamentos e de tratamentos exatos. Aluna: Lorena Série: 5°periodo "A".

    ResponderExcluir
  24. A FISICA ESTA PRESENTE EM TODO O MUNDO MAS NÓS NÃO NOS DAMOS CONTA.ONDE A FISICA E A MEDICINA ESTUDA PARA NÓS FAZERMOS AS COISAS COM A CERTEZA DE QUE TUDO VAI CORRER BEM. ONDE AS TECNOLOGIAS VEM AUMENTANDO E COM O TEMPO VAI SURGINDO A CURA PARA VARIAS DOENÇAS EX:NO TRATAMENTO DO CANCER QUE UTILIZA OS TRATAMENTOS RADIOATIVOS.....

    ALUNO: TARCIO PEREIRA VAZ CANEDO
    SERIE: 5 PERIODO G
    NOTURNO
    .................................................

    ResponderExcluir
  25. A fisica vem ajudando a medicina a muitos anos tanto quanto as outras formas de estudos como Biologia, Quimica etc. Com o passar dos anos novas mudanças acontecem, trazendo doenças que nao sao conhecidas. Daqui em diante Tanto a fisica quanto as outras formas de estudos entram em vigor para achar uma cura para esta doença ou virus.

    Nos ultimos anos a Fisica tem feito um grande bem junto a medicina. por exemplo: outro ramo da Fisica que provocou uma verdadeira revoluçao na medicina foi o estudo do utra-som.

    Aluno: Diego Ribeiro de Sena Pinheiro
    Serie: 5ºPeriodo E Noturno

    ResponderExcluir
  26. A fisica e muito importante para a medicina ao longo do tempo ela vem ajudando bastante a melhorar as vidas das pessoas, em formas de tratamento, por exemplo: no tratamento do cancer,que ultilizamos os tratamentos radioativos, Radioterapia, Radiocirurgia, Proteção Radiológica, Metrologia das Radiações Ionizantes, Biomagnetismo e Radiobiologia Clínica e epidemiológica. GEILA FERNANDA 5 PERIODO E NOTURNO

    ResponderExcluir
  27. A física medica é importante, para garantir a saúde melhor para certas pessoas.
    Ao passar dos tempos, ela vem se desenvolvendo em areas diversificadas, por exemplo:
    Calibração de aparelhos médicos; como raio x,...
    Definição de dosagem de varios medicamentos.
    Alguns tratamentos: Radioterapia, Radiocirurgia, Proteção Radiológica, Metrologia das Radiações Ionizantes, Biomagnetismo e Radiobiologia Clínica e epidemiológica, ultra-son...
    Então, isso é somente um pouco.
    Significa que as pessoas tem sua vida com mais saúde graças a física médica, Desde um problema pequeno (osso quebrado)até problemas grandes(câncer).


    ALUNO: Diesley Rênis Soares da Silva.
    SÉRIE: 5° Periodo E.

    ResponderExcluir
  28. física é a a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Envolve o estudo da matéria e energia, além de suas propriedades, abrangendo a análise de todas as suas consequências. Busca a compreensão dos comportamentos naturais do Universo, desde as partículas elementares até o Universo como um todo.a também uma certa relação com a medicina,uma prova disso são os vários estudos que são feitos por meio da física para acharem soluções de tratamentos para doenças como;cancer que são utilizados.a radioterapia,radiocirurgia,entre outros. ALUNA; MARIA DA CONCEIÇÃO DA SILVA LIMA SERIE; 5 PERIODO E NOTURNO

    ResponderExcluir
  29. Física médica (ou Física em medicina) é o uso dos conhecimentos da física para a medicina. Geralmente, sua aplicação é utilizada para imagens médicas e radioterapia, embora um físico médico possa trabalhar também em outras áreas da saúde.

    Esse ramo da física multidisciplinar - pois trabalha com conceitos e técnicas básicas e específicas de física, biologia e medicina - possui um grande campo de atuação.[1] Aplica os fundamentos físicos de múltiplas técnicas terapêuticas, proporcionando bases e compreensão para as modernas tecnologias médicas e estabelecendo critérios de utilização dos agentes físicos na área de saúde.

    Uma das ciências mais antigas, é responsável por grande parte do desenvolvimento científico alcançado pela humanidade.

    Ela tem aplicações em todos os campos de atividade humana: na medicina, nos transportes, nos esportes, nas comunicações, na indústria, e muito mais. Com o auxílio da Física, podemos usar algumas formas de energia e fazê elas trabalhar para nós, como a energia elétrica, mecânica, sonora, luminosa, calorífica e a energia nuclear.
    - A Evolução da Física
    # Aristóteles (348 - 322 a.C.);
    # Galileu Galilei (1564 - 1642);
    # Isaac Newton (1642 - 1727);
    Albert Einstein (1879 - 1955).


    ALUNO: GUILHERME CARVALHO
    SERIE:5ºPERIODO E.

    ResponderExcluir
  30. a inportancia é clara.graças a tecnologia hoje em dia muitas cirurgias complicaderrimas podem ser feitas sem preocupação,e bem sucedidas.a fsica esta presente sempre e naun nos damos conta disso como a natureza objetos e nós tbm ^^

    aluno:mateus soares silva 5ª periodo A

    ResponderExcluir
  31. a fisica em ramo da medicina, esta melhorando muito a saude de varias pessoas que tem certos ti
    pos de doenças que vem contaminando a populaçao.



    aluno:helinton fagner oliveira da silva
    5 periodo g

    ResponderExcluir
  32. A fisica ajuda nos etudos medicas para procedimentos CIRURGICOS e ajuda pra o bem-estar do ser humano .!
    Aluna:Marcela Felipe Nery
    Serié:5° Periodo "B"

    ResponderExcluir
  33. Uma das ciências mais antigas, é a Física que é responsável por grande parte do desenvolvimento científico alcançado pela humanidade.

    Ela tem aplicações em todos os campos de atividade humana: na medicina, nos transportes, nos esportes, nas comunicações, na indústria, etc. Com o auxílio da Física, podemos utilizar algumas formas de energia e fazê-las trabalhar para nós, tais como a energia elétrica, mecânica, sonora, luminosa, calorífica e a energia nuclear.
    A Ciência é a responsável pelo desenvolvimento social, político, econômico e tecnológico de uma nação. O objetivo da ciência é buscar respostas para todas as coisas, e assim, acabar com as doenças que assolam uma nação e aumentar seu desenvolvimento tecnológico.
    CARLA FERNANDA FREITAS DE ARAÚJO
    5° PERÍODO G, NOTURNO.

    ResponderExcluir
  34. Na medicina a física também teve, e tem, fundamental importância. Graças a ela é que médicos do mundo todo podem fazer procedimentos cirúrgicos de alta tecnologia e exames com os mais sofisticados equipamentos.
    A Física também serve como complemento para a Medicina, especialmente no que concerne à Radioterapia, tratamento que consiste na utilização de radiações ionizantes como parte da terapêutica usada para combater o cancro (juntamente com a quimioterapia e/ou cirurgia).
    Através deste tratamento, as radiações podem destruir um tumor ou impedir que suas células
    aumentem.
    RAYANNE DAGUIA FREITAS DIAS.
    5° PERÍODO A.

    ResponderExcluir
  35. A Física permite-nos conhecer as leis gerais da Natureza que regulam o desenvolvimento dos processos que se verificam, tanto no Universo circundante como no Universo em geral.
    O objetivo da Física consiste em descobrir as leis gerais da Natureza e esclarecer, com base nelas, processos concretos. A fisica é muito importante no nosso dia-a-dia e o mais importante é o uso dela na medicina.
    As aplicações da física na medicina podem ser divididas em três grandes grupos (seguindo American Board of Radiology):

    - Física em Radioterapia (Therapeutic Radiologic Physics):
    1) Trabalha com princípios das aplicações terapêuticas de raios-x, raios gama, elétrons e outras partículas carregadas e nêutrons originados de fontes seladas ou aceleradores e etc.;
    2) Trabalha com os equipamentos associados a sua produção e uso incluindo segurança radiológica;

    - Física em Radiodiagnóstico (Diagnostic Radiologic Physics):
    1) Trabalha com os princípios de diagnóstico de raios-x, raios gama de fontes seladas, ultrassom e ressonância magnética;
    2) Trabalha com os equipamentos associados a sua produção e uso incluindo segurança radiológica;

    - Física em Medicina Nuclear (Medical Nuclear Physics):
    1) Trabalha com princípios de diagnóstico e tratamento com radionuclídeos (exceto os usados em fontes seladas)
    2) Trabalha com os equipamentos associados a sua produção e uso incluindo segurança radiológica.
    FRANCYELLE FERNANDES 5° periodo G.

    ResponderExcluir
  36. A Física está presente em todos os ramos que envolvem alta tecnologia é óbvio! Mas, um deles, em particular, fundamental para a vida, é a Medicina. Embora a relação natural desta seja com as Ciências Biológicas, cabe dizer que grande parte dos avanços que ocorreram nas últimas décadas foram de mãos dadas com a Física.
    a Física é responsável por grande parte do desenvolvimento científico alcançado pela humanidade.

    Ela tem aplicações em todos os campos de atividade humana: na medicina, nos transportes, nos esportes, nas comunicações, na indústria, etc. Com o auxílio da Física, podemos utilizar algumas formas de energia e fazê-las trabalhar para nós, tais como a energia elétrica, mecânica, sonora, luminosa, calorífica e a energia nuclear.
    ALUNA;Andressia cristiane nunes ferreira.5''f''noturno...

    ResponderExcluir
  37. Hoje a Fisica esta presente no nosso dia a dia , principalmente na medicina.e hoje tem varias anpliaçoes principlmente em atividades humanas, na medicina, nos transportes nos esportes etc,
    A ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico. Nestes termos ciência é algo bem distinto de cientista, podendo ser definida como o conjunto sistematizado de todas as teorias científicas,
    As aplicações da física na medicina podem ser divididas em três grandes grupos:
    *Física em Radioterapia:
    *Física em Radiodiagnóstico:
    *Física em Medicina Nuclear:
    Estamos cada vez mais próximos de uma revolução tecnológica surpreendente Tudo isto devido a uma forte combinação de pesquisa e desenvolvimento liderada por cientistas do mundo inteiro que se engajaram a buscar soluções que irão beneficiar a humanidade como um todo.
    As mudanças no mundo do trabalho advindas das inovações tecnológicas e organizacionais têm incrementado significativamente a produção nas empresas, eliminando assim tarefas penosas ou pesadas. Essa relação estabelecida entre o homem e a tecnologia ocasionou novos riscos para a saúde dos trabalhadores, tanto nos aspectos físico, mental ou social.
    Enfim a fisica faz parte da nossas vidas....
    ALUNA: fabiula de castro silva.
    TURMA:5 PERIODO "E" TURNO:noturno

    ResponderExcluir
  38. Que a Física está presente em todos os ramos que envolvem alta tecnologia é óbvio! Mas, um deles, em particular, fundamental para a vida, é a Medicina. Embora a relação natural desta seja com as Ciências Biológicas, cabe dizer que grande parte dos avanços que ocorreram nas últimas décadas foram de mãos dadas com a Física.

    Gostaria de começar pelo bom, velho e aparentemente simples exame de “raio x” – o correto é no plural, raios X. Descoberto por Roentgen no final do séc. XIX, tais exames representaram um enorme salto, por exemplo na Ortopedia, quando começaram a ser utilizados para diagnósticos. Ele próprio percebeu a importância de sua descoberta! Eu diria que a radiografia mais famosa do mundo é a da mão se sua esposa, aliás de posse de um senhor anel!

    Rodrigo Mendes de Oliveira
    5° Periodo F
    turno: noturno

    ResponderExcluir
  39. Gostaria de começar pelo bom, velho e aparentemente simples exame de “raio x” – o correto é no plural, raios X. Descoberto por Roentgen no final do séc. XIX, tais exames representaram um enorme salto, por exemplo na Ortopedia, quando começaram a ser utilizados para diagnósticos.A Medicina Física é uma especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e terapêutica de diferentes entidades tais como as subsequentes ao patologias traumática, a lesões do sistema nervoso central e periférico, orto-traumatológicas, cardio-respiratórias, reumatológicas, vasculares periféricas, pediátricas entre outras. A Medicina Física e Reabilitação aplica diferentes estratégias terapêuticas que vão prevenir ou reduzir as múltiplas consequências clínicas das doenças agudas e crónicas, no âmbito das deficiências das incapacidades e das desvantagens.
    O Fisiatra cuida de todos os aspectos do tratamento, desde a prevenção de complicações inerentes às diversas patologias que o atingem, ao tratamento das porventura já existentes, à minimização e recuperação das sequelas supervenientes, levando o paciente ao estado de melhor funcionalidade possível, visando sua independência de terceiros para as atividades diárias e qualidade de vida. Esta atuação se dá tanto no aspecto clínico quanto no emocional do paciente. Trata-se de um grande campo de atuação do médico que exige dele conhecimento vasto acerca do ser humano, de suas doenças e das repercussões destas doenças e outras mazelas em seu organismo.


    TATIANE DE SOUZA
    5° PERÍODO F
    TURNO: NOTURNO

    ResponderExcluir
  40. A Medicina Física e Reabilitação ou Fisiatria é uma especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e terapêutica de diferentes entidades tais como as subsequentes ao patologias traumática, a lesões do sistema nervoso central e periférico, orto-traumatológicas, cardio-respiratórias, reumatológicas, vasculares periféricas, pediátricas entre outras. A Medicina Física e Reabilitação aplica diferentes estratégias terapêuticas que vão prevenir ou reduzir as múltiplas consequências clínicas das doenças agudas e crónicas, no âmbito das deficiências das incapacidades e das desvantagens.

    Aluna : Valeria Rodrigues 5° Periodo´B' Matutino

    ResponderExcluir
  41. Física medica,ou seja, a física em relação a medicina. Geralmente a física é aplicada na área de radioterapia, apesar de também está presente em outras áreas da saúde. Usa-se conceitos e técnicas específicas dessa área e de outras como biologia também. "Aplica os fundamentos físicos de múltiplas técnicas terapêuticas, proporcionando bases e compreensão para as modernas tecnologias médicas e estabelecendo critérios de utilização dos agentes físicos na área de saúde". Não só na medicina, mas no nosso cotidiano em geral, podemos perceber a presença da Física, desde quando você acorda para trabalhar, até a hora de você dormi.

    ResponderExcluir
  42. A Física está presente em todos os ramos que envolvem alta tecnologia é óbvio! Mas, um deles, em particular, fundamental para a vida, é a Medicina.
    Ela tem aplicações em todos os campos de atividade humana: na medicina, nos transportes, nos esportes, nas comunicações, na indústria, e muito mais.

    ResponderExcluir
  43. A Física está presente em todos os ramos que envolvem alta tecnologia é óbvio! Mas, um deles, em particular, fundamental para a vida, é a Medicina.
    Ela tem aplicações em todos os campos de atividade humana: na medicina, nos transportes, nos esportes, nas comunicações, na indústria, e muito mais.

    Aluno; Rafael de Jesus Silva
    Serie; 5° Periodo 'E'
    Noturno

    ResponderExcluir
  44. As mudanças no mundo do trabalho advindas das inovações tecnológicas e organizacionais têm incrementado significativamente a produção nas empresas, eliminando assim tarefas penosas ou pesadas.

    A Medicina Física e Reabilitação aplica diferentes estratégias terapêuticas que vão prevenir ou reduzir as múltiplas consequências clínicas das doenças agudas e crónicas, no âmbito das deficiências das incapacidades e das desvantagens.

    Aluno; Cicero Rodrigo Alves Milguel
    Serie; 5° Periodo 'E'
    Noturno

    ResponderExcluir
  45. Na medicina a física também teve, e tem, fundamental importância. Graças a ela é que médicos do mundo todo podem fazer procedimentos cirúrgicos de alta tecnologia e exames com os mais sofisticados equipamentos.

    A Física médica, portanto, é desenvolvida principalmente nas áreas de Radiologia Diagnóstica e Intervencionista, Medicina Nuclear, Radioterapia, Radiocirurgia, Proteção Radiológica, Metrologia das Radiações Ionizantes, Biomagnetismo e Radiobiologia Clínica e epidemiológica.


    Aluno; Julio Cesar Viera Pinto
    Serie; 5° Periodo 'E'
    Noturno

    ResponderExcluir
  46. A Física é uma das disciplinas acadêmicas mais antigas, talvez a mais antiga se for considerada a sua utilização dentro da Astronomia. Ao longo dos últimos milênios a Física foi considerada como sinônimo de Filosofia Natural, Química, e se confundia com certos aspectos da Matemática e Biologia. No entanto, foi durante a Revolução Científica, no século XVI, em grande parte graças ao italiano Galileu Galilei, que a Física consolidou-se, por mérito próprio, em uma ciência única e moderna[nota 1]. Entretanto a Física, assim como qualquer outra ciência, não pode ser considerada uma ciência à parte, pois esta inter-relaciona-se de forma significativa com várias outras, sendo notória a interdisciplinaridade em disciplinas como a Físico-química e a Biofísica, entre outras. Muitas vezes a distinção entre Física e outra ciência torna-se praticamente inexequível: em disciplinas como a Física Matemática e a Química Quântica raramente ocorre uma distinção nítida entre o que está sob domínio da Física e o que se encontra sob domínio da outra cadeira em questão.

    andreya dos santos menezes

    ResponderExcluir
  47. A Física Médica é o ramo da Física que compreende a aplicação dos conceitos, leis, modelos, agentes e métodos da Física para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, desempenhando uma importante função na assistência médica, na pesquisa biomédica e na otimização da proteção radiológica.
    Atualmente a Física Médica aplica os fundamentos físicos de múltiplas técnicas terapêuticas, proporc+iona a base científica para a compreensão e desenvolvimento das modernas tecnologias que têm revolucionado o diagnóstico médico e estabelece os critérios para a correta utilização dos agentes físicos empregados em Medicina.
    aluno:jorge luiz
    5 periodo f
    noturno

    ResponderExcluir
  48. Física é a ciência que estuda a natureza em seus aspectos mais gerais. O termo vem do grego φύσις (physiké), que significa natureza. Atualmente, é dificílimo definir qual o campo de atuação da física, pois ela aparece em diferentes campos do conhecimento que, à primeira vista, parecem completamente descorrelacionados.

    Como ciência, faz uso do método científico. Baseia-se essencialmente na matemática e na lógica quando da formulação de seus conceitos.
    ALUNO:LUCAS BRAZ DOS SANTOS
    5:PERIODO F
    NOTURNO

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Hoje a Física é muito importante na Medicina, pois com o passar do tempo as doenças estão se evoluindo, através da união da Física e Medicina pode ser ter também, a evolução dos medicamentos e formas de prevenção.
    Atualmente a Física Médica aplica os fundamentos físicos de múltiplas técnicas terapêuticas, proporciona a base científica para a compreensão e desenvolvimento das modernas tecnologias que têm revolucionado o diagnóstico médico e estabelece os critérios para a correta utilização dos agentes físicos empregados em Medicina.
    O desenvolvimento da física médica tem como, em primeiro lugar o descobrimento do raio-x e da radioatividade, e com isso um impacto decisivo na moderna diagnose e terapêutica médica. Estes descobrimentos marcam um marco histórico na aplicação dos agentes físicos em Medicina, ao proporcionar métodos revolucionários de diagnóstico e tratamento de doenças.
    A Física médica, portanto, é desenvolvida principalmente nas áreas de Radiologia Diagnóstica e Intervencionista, Medicina Nuclear, Radioterapia, Radiocirurgia, Proteção Radiológica, Metrologia das Radiações Ionizantes, Biomagnetismo e Radiobiologia Clínica e epidemiológica. Os profissionais de Física Médica são indispensáveis na utilização de tecnologias de ponta como aceleradores lineares clínicos, tomógrafos gama, sistema de braquiterapia de alta taxa de dose, tomógrafos de ressonância magnética, assim como na garantia da qualidade dos serviços de saúde prestados à sociedade.

    Aluna: Patrícia Joana Santos
    Série: 5° paríodo "F"
    Turno: Noturno

    ResponderExcluir
  51. A física está presente em nosso dia a dia, e é de grande importância para todos os campo da atividade humanas : na medicina, nos transportes, nos esportes, nas comunicações, nas industrias, e etc. Por que com seu auxilio podemos utilizar algumas formas de energias como a eletrica, mecanica, sonora, luminosa, nuclear, dentre outras que são de grandes importância para a humanidade.

    Aluo: Caio Cesar 5ª periodo "A".

    ResponderExcluir
  52. Flavia Furtado Costa
    5º periodo "B"

    A fisica como todas as outras materias são importante para alguma coisa,e na área da medicina não é diferente é de suma imporatancia as tecnologias que fisica desenvolve tambem é muito importante que a fisica faça parte na evolução de curas para doenças de conceitos para que haja cura para que tenha outros meios de se medicar as pessoas.Com a fisica podemos fazer exames altamente sofisticados podemos diagnosticar doenças e procurar tratamento ou uma possivel cura.Por isso a fisica é muito importante na área da saúde por sem diagnosticar uma donça não à como tratar.

    ResponderExcluir
  53. ADRIANA BATISTA DE SOUZA
    5º periodo "B"

    Como todos sabemos a fisica esta envolvida em varias áreas e na área da medicina não é diferente ajudando a desenvolver remedios para cura de doentes e para facilitar o diagnostico de doenças para que haja um tratamento com bons resultados.

    ResponderExcluir
  54. Aluna:Ana Cristina,5º.periodo "B"matutino


    a Física é responsável por grande parte do desenvolvimento científico alcançado pela humanidade.

    Ela tem aplicações em todos os campos de atividade humana: na medicina, nos transportes, nos esportes, nas comunicações, na indústria, etc. Com o auxílio da Física, podemos utilizar algumas formas de energia e fazê-las trabalhar para nós, tais como a energia elétrica, mecânica, sonora, luminosa, calorífica e a energia nuclear.

    ResponderExcluir
  55. Bem a fisica sabemos que e muito importante em nos vidas pois sabemos que tudo hoje a um estudo da fisica pricipalmente na area da medicina pois vemos que varios estudos da fisica na medicina como por exemplo:a Fisica radioterapeuta a nuclear e varias outras por isso digo em minhas palavras que a fisica e mutio nesseçaria rm nossas vidas.
    RODRIGO MARTINS 5 PERIODO E NOTURNO.

    ResponderExcluir
  56. A Física é uma das ciencias que investigam os fenomenos da natureza, destacando-se na analise de aspectos da materia, da energia do movimento dos fenomenos mecanicos, termicos ,luminosos, eletricos e magnéticos. Alem de seu proprio campo de pesquisa,ela auxilia outras ciencias da natureza, como a quimica, geografia, astronomia, e a biologia.
    Ela está presente em qualquer lugar, desde um remédio que tomamos e até as chuvas.
    No ramo da medicina, a fisica está presente na tecnologia, como por exemplo em maquinas de raio-x, de ultrassonografia, e até mesmo em robôs que ultimamente vem fazendo cirurgias em pessoas sem auxílio de humanos. Falar em avanço tecnológico é também falar em Física. Se não fosse a atuaçao da fisica na medicina, nao seria possivel obter as maravilhas que temos.



    LARYSSA CRISTINA 5 PERIODO E NOTURNO

    ResponderExcluir
  57. Talita izabela da conceição silva
    5º periodo B


    A Física permite-nos conhecer as leis gerais da Natureza que regulam o desenvolvimento dos processos que se verificam, tanto no Universo circundante como no Universo em geral.
    O objetivo da Física consiste em descobrir as leis gerais da Natureza e esclarecer, com base nelas, processos concretos. Os cientistas, à medida que se aproximavam desse objetivo, iam compreendendo melhor o panorama grandioso a complexo da unidade universal da Natureza. O Universo não é um conjunto simples de acontecimentos independentes, mas todos eles constituem manifestações evidentes do Universo considerado como um todo.
    2. A Física está no cotidiano
    As fórmulas e teorias da Física sempre foram encaradas como algo distante. A tentativa de descobrir porque o arco-íris é colorido, por exemplo, continua deixando dúvidas.A maioria das pessoas acredita ser um caminho longo desvendar o que existe por detrás de tais fenômenos.Para desmitificar o assunto, quatro professores do grupo de Óptica do Departamento de Física da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) criaram três inserções diárias na rádio da universidade, mostrando que a Física não é "um bicho de sete cabeças". A idéia principal é levar a ciência, através do rádio, para o cotidiano das pessoas, utilizando uma linguagem simples e fácil de ser entendida. A iniciativa dos professores José Fernando Fragalli, André Luiz de Oliveira, Ricardo Antônio De Simone Zanon e Fernando Deeke Sasse já está sendo absorvida pelos ouvintes, tanto que a Rádio Udesc vem recebendo telefonemas solicitando maiores informações sobre os assuntos apresentados.Os temas são variados e circundam as áreas da Óptica (ligada a cores, laser e padrões de tempo e freqüência), eletricidade e astronomia, entre outros. "Sabemos que a Física é um tema árido. Por isso nos preocupamos em melhorar a cultura das pessoas e transformar o que parece difícil em algo simples de ser absorvido"
    bjs.

    ResponderExcluir
  58. a fisica está em todo o lugar
    no momento que voce anda nas engenharias
    em tudo, a fisica esta presente em medicina nos aparelhos de alta precisao nos exames e etc,
    a fisica te permite viajar de lugares a lugares em pouco tempo no caso os avioes
    a fisica te permite intender como sao feito as maquinas, como que as coisas estao interagindo.
    porque um passaro pode voar e a gente nao.
    a fisica nos leva a avanços tanto intelectuais como tecnologicos muito grande.
    a gente é o que é hoje em termos de conforto e praticidade graças a muita coisa mas a fisica cai em maior peso.
    tudo que voce possa imaginar esta relacionado a fisica. Por isso que ela é essencial para o desenvolvimento da humanidade.

    Vinicius P. Fernandes
    5°"P" B MATUTINO

    ResponderExcluir
  59. A Fisica e de grande importancia, pois ela desenvolve os conhecimentos práticos e teóricos para a humanidade. desenvolve conhecimentos que são muito uteis para a humanidade, apesar de a matematica ter tambem importancia. os automoveis, trens-bala, que sucederam trens pouco eficientes e que gastavam muita energia são exemplos de que a física está sempre aperfeiçoando o que já existe, e criando coisas que estão sempre sendo úteis às pessoas.a tecnologia é estudo e técnica, ou seja, novas teorias e novas formas, mais fáceis e manejáveis, ou seja, atraves da fisica que hoje nos temos aparelhos q nos auciliam na medicina como raio-x,radiografia,idade óssea entre outras.

    Isabela de Paula Pereira da Silva
    5°"P" B MATUTINO

    ResponderExcluir
  60. A fisica é muito importante como materia pois ela nos coloca em contato com diversas situaçoes que usando nosso raciocinio somos capazes de resolver.As suas tecnologias na medicina expoe um aspecto muito importante hoje que é a gravidez assistida que da a esperança a milhares de casais que sonham em ter filhos que é Tecnomedicina manipulação da Tecnologia na infertilidade & na gestação!
    aluno: Wadamys J.J. da Costa. 5°P - B

    ResponderExcluir
  61. é o ramo da Física que compreende a aplicação dos conceitos, leis, modelos, agentes e métodos da Física para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, desempenhando uma importante função na assistência médica, na pesquisa biomédica e na otimização da proteção radiológica.

    Pricila Gomes 5º "p" B

    ResponderExcluir
  62. Lucileia Matias 5 P _G12 de março de 2011 às 20:21

    A FISICA
    Física é a ciência que estuda a natureza em seus aspectos mais gerais. O termo vem do grego φύσις (physiké), que significa natureza. Atualmente, é dificílimo definir qual o campo de atuação da física, pois ela aparece em diferentes campos do conhecimento que, à primeira vista, parecem completamente descorrelacionados.

    Como ciência, faz uso do método científico. Baseia-se essencialmente na matemática e na lógica quando da formulação de seus conceitos.
    a fisica tambem faz parte da quimica ....

    ResponderExcluir
  63. A Física permite-nos conhecer as leis gerais da Natureza que regulam o desenvolvimento dos processos que se verificam, tanto no Universo circundante como no Universo em geral.
    O objetivo da Física consiste em descobrir as leis gerais da Natureza e esclarecer, com base nelas, processos concretos. Os cientistas, à medida que se aproximavam desse objetivo, iam compreendendo melhor o panorama grandioso a complexo da unidade universal da Natureza. O Universo não é um conjunto simples de acontecimentos independentes, mas todos eles constituem manifestações evidentes do Universo considerado como um todo.

    ResponderExcluir
  64. A fisíca esta presente em tudo e uma dela é a medicina ,com os avanço da fisica e suas tecnica a populaçao so ganha pois podemos fazer exame que poder detercta doença no inicio e assim ter cura; um dos grande avanço da fisíca e o raios X, e tem varios os que contribuiu para melhoria da medicina ..Que espero que teja muito mais avanço ,e que as pessoas der mais valor nesta
    materia...
    JOELMA 5periodoB

    ResponderExcluir
  65. A Física está presente em todos os ramos que envolvem alta tecnologia.Mas, um deles, em particular, fundamental para a vida, é a Medicina.O exame de raio X que é muito conhecido,a tomografia computadorizada,a ressonância magnética, os eletro encéfalo e cardiograma,com esses avanços tecnologicos na medicina melhorou muito nas descobertas e na prevenção de doenças,melhorando a qualidade de vida das pessoas.

    Stefanny 5°P.B

    ResponderExcluir
  66. A Física é responsável por grande parte do desenvolvimento científico alcançado pela humanidade.
    Ela tem aplicações em todos os campos de atividade humana: na medicina, nos transportes, nos esportes, nas comunicações, na indústria, etc. Com o auxílio da Física, podemos utilizar algumas formas de energia e fazê-las trabalhar para nós, tais como a energia elétrica, mecânica, sonora, luminosa, calorífica e a energia nuclear.

    Raquel Batista Macena 5º Periodo "B"

    ResponderExcluir
  67. A fisica e muito importante em nosso dia-a dia e mais ainda quando inclui a tecnologia em medicina.A física médica foi criada quando avanços da física puderam ser incorporados à área médica. Leonardo da Vinci, no século XVI, pode ser considerado como o primeiro físico médico.
    Mas poucas descobertas influenciaram a medicina, tecnologia e ciência tanto quanto os raios-x,apesar de sua importancia ele colaborou e ajudou muito nas descobertas de denças e suas prevençoes,e tambem melhorou e ajudou a fazer muitas pessoa melhorarem de vida.

    Thaise 5ºP.>>B<<

    ResponderExcluir
  68. A física é definida como a ciência que trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças. A física está presente em todas nossas atividades no cotidiano. Uma das importâncias da fisica está ligada na área da medicina compreendendo a aplicação de conceitos, leis, modelos e métodos para a prevenção, diagnostico e tratamento de doenças
    Assim aplicando os fundamentos físicos de múltiplas técnicas terapêuticas, proporcionando a base cientifica para a compreensão e desenvolvimento das modernas tecnologias que tem revolucionado o diagnostico médico. Um dos desenvolvimentos da medicina na área da fisica é a descoberta do raio x ,importante na diagnose médica. Então podemos concluir sobre a importância da fisica na medicina nas áreas de radiologia, radioterapia, radiocirurgia, radiobiologia clinica entre outras. Cabe os profissionais na área da física serem os principais agentes indispensáveis na tecnologias, garantindo a qualidade dos serviços de saúde prestados a sociedade.

    Lanna Caroline 5º.P.B.

    ResponderExcluir
  69. A fisica hoje em dia é usada para varias coisa e uma delas é a medicina, atualmente a "FISICA" esta ajudando muito a medicina a achar meios de tratamentos para curar doenças q se fosem diaguinosticadas no passado não teria como ser tratadas por falta de equipamentos e de tratamentos exatos.
    Na medicina a física também teve, e tem, fundamental importância. Graças a ela é que médicos do mundo todo podem fazer procedimentos cirúrgicos de alta tecnologia e exames com os mais sofisticados equipamentos.

    ALUNA: GIRLAINE DOS SANTOS SILVA
    SERIE: 5º PERIODO "A"

    ResponderExcluir
  70. Bom , a fisica teve grandes avanços em muitas ciosas do nosso dia-a-dia , mais pricimpalmente na medicina , que pode previnir doenças ainda quando estão se desenvolvendo , e com varios outros aparelhos como o raio X que muito conhecida na tomografia computadorizada e outros.

    Villena
    5P ''B''

    ResponderExcluir
  71. A fisica tem muita importancia hoje na sociedade , e respeitada por todos ... Antigamente as pessoas não valorizavam a física como ela é valorizada hoje . A física tem muita importancia na medicina SIM , pois ela ajuda a achar como fazer tratamentos em doenças que antes não tinha cura , e também na produção de aparelhos que pode ajudar descobrir doenças e que pode trazer a cura também . É com a ajuda da física que se pode fazer cirurgias , e exames em aparelhos sofisticados .
    Bjoos
    Marcela Dias 5P. "B"

    ResponderExcluir
  72. A Física Médica é uma área multidisciplinar que aplica os conceitos e leis da física, juntamente com os avanços tecnológicos, no que diz respeito à prevenção, diagnóstico, tratamento e desenvolvimento de técnicas para prática médica.

    Além do conhecimento em física, a relação dos físicos médicos com os médicos e outros profissionais fazem com que seja necessário ter familiaridade com outras ciências das quais podemos citar: engenharia, informática, anatomia, bioquímica, genética, biofísica e fisiologia humana. Muitos físicos médicos trabalham em hospitais em departamentos de diagnóstico por imagem, tratamento de câncer, ou hospitais baseados em pesquisa. Outros trabalham em universidades, para o governo e indústrias.

    Aluna: Lays Oliveira Lima 5º perido "B"

    ResponderExcluir
  73. Charllieny Cordeiro 5° ´P G14 de março de 2011 às 16:14

    A Física é a ciência das propriedades da matéria e das forças naturais. Suas formulações são em geral compactantes expressas em linguagem matemática.

    A introdução da investigação experimental e a aplicação do método matemático contribuíram para a distinção entre Física, filosofia e religião, que , originalmente, tinham como objetivo comum compreender a origem e a constituição do Universo.

    A Física se desenvolve em função da necessidade do homem de conhecer o mundo natural e controlar e reproduzir as forças da natureza em seu benefício.

    Física na Antigüidade

    É na Grécia Antiga que são feitos os primeiros estudos "científicos" sobre os fenômenos da natureza. Surgem os "filósofos naturais" interessados em racionalizar o mundo sem recorrer à intervenção divina...

    ResponderExcluir
  74. A Física Médica é o ramo da Física que compreende a aplicação dos conceitos, leis, modelos, agentes e métodos da Física para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, desempenhando uma importante função na assistência médica, na pesquisa biomédica e na otimização da proteção radiológica.Que a Física está presente em todos os ramos que envolvem alta tecnologia é óbvio! Mas, um deles, em particular, fundamental para a vida, é a Medicina. Embora a relação natural desta seja com as Ciências Biológicas, cabe dizer que grande parte dos avanços que ocorreram nas últimas décadas foram de mãos dadas com a Física.
    Gostaria de começar pelo bom, velho e aparentemente simples exame de “raio x” – o correto é no plural, raios X. Descoberto por Roentgen no final do séc. XIX, tais exames representaram um enorme salto, por exemplo na Ortopedia, quando começaram a ser utilizados para diagnósticos.

    ALUNO:Michael Thompson 5° periodo B matutino

    ResponderExcluir
  75. Física que compreende a aplicação dos conceitos, leis, modelos, agentes e métodos da Física para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, desempenhando uma importante função na assistência médica, na pesquisa biomédica e na otimização da proteção radiológica.

    Aluno: Guilherme wilson 5°P.B

    ResponderExcluir
  76. O desenvolvimento mais importante da física médica foi a descoberta do raio-x e da radioatividade.
    A física auxilia a medicina no tratamento de várias doenças com os seus aparelhos tecnológicos,por esses e muitos outros motivos a física tem importancia na medicina, ela ajuda a salvar vidas.

    Aluna : Morgana Ferreira
    5 periodo 'b'

    ResponderExcluir
  77. Um dos ramos mais promissores da Física, a Física Médica trabalha com conceitos e técnicas básicas e específicas de física, biologia e medicina. Atua por meio de modelos, agentes e métodos físicos na prevenção, diagnóstico, tratamento de doenças e desenvolvimento de métodos voltados para ensaios biomédicos. Também aplica os fundamentos de várias técnicas terapêuticas, proporcionando novas tecnologias e estabelecendo critérios de utilização dos agentes físicos na área de saúde.

    Aluna: Tanna Mara 5º periodo "B"

    ResponderExcluir
  78. A Física Médica é uma área multidisciplinar que aplica os conceitos e leis da física, juntamente com os avanços tecnológicos, no que diz respeito à prevenção, diagnóstico, tratamento e desenvolvimento de técnicas para prática médica.

    Além do conhecimento em física, a relação dos físicos médicos com os médicos e outros profissionais fazem com que seja necessário ter familiaridade com outras ciências das quais podemos citar: engenharia, informática, anatomia, bioquímica, genética, biofísica e fisiologia humana. Muitos físicos médicos trabalham em hospitais em departamentos de diagnóstico por imagem, tratamento de câncer, ou hospitais baseados em pesquisa. Outros trabalham em universidades, para o governo e indústria
    welington pereira dos santos.......
    5p a

    ResponderExcluir
  79. Hoje a Fisica esta presente no nosso dia a dia , principalmente na medicina.e hoje tem varias anpliaçoes principlmente em atividades humanas, na medicina, nos transportes nos esportes etc,
    A ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico. Nestes termos ciência é algo bem distinto de cientista, podendo ser definida como o conjunto sistematizado de todas as teorias científicas,
    As aplicações da física na medicina podem ser divididas em três grandes grupos:
    *Física em Radioterapia:
    *Física em Radiodiagnóstico:
    *Física em Medicina Nuclear:
    Estamos cada vez mais próximos de uma revolução tecnológica surpreendente Tudo isto devido a uma forte combinação de pesquisa e desenvolvimento liderada por cientistas do mundo inteiro que se engajaram a buscar soluções que irão beneficiar a humanidade como um todo.
    As mudanças no mundo do trabalho advindas das inovações tecnológicas e organizacionais têm incrementado significativamente a produção nas empresas, eliminando assim tarefas penosas ou pesadas. Essa relação estabelecida entre o homem e a tecnologia ocasionou novos riscos para a saúde dos trabalhadores, tanto nos aspectos físico, mental ou social.
    Enfim a fisica faz parte da nossas vidas....
    hayanne cristina.....
    5p b

    ResponderExcluir
  80. ALUNA:adrielly 5 periudo E
    A FISICA ESTA PRESENTE EM TODO O LUGAR. SE NAO FOSSO O ENSINO QUE A FISICA NOS PROPORCIONA A MEDICINA NAO ESTARIA TAO AVANÇADA. A CURA TALVEZ NAO SERIA TAO COMPLETA..... FALO PROFF CARLOS.

    ResponderExcluir
  81. Na medicina a física também teve uma grande participação de fundamental importância. Graças a ela é que médicos do mundo todo podem fazer procedimentos cirúrgicos de alta tecnologia e exames com os mais sofisticados equipamentos. As cirurgias a laser e a ressonância magnética são exemplos dessas tecnologias aplicadas na medicina.

    ResponderExcluir
  82. 5 periodo E

    Na medicina a física também teve uma grande participação de fundamental importância. Graças a ela é que médicos do mundo todo podem fazer procedimentos cirúrgicos de alta tecnologia e exames com os mais sofisticados equipamentos. As cirurgias a laser e a ressonância magnética são exemplos dessas tecnologias aplicadas na medicina.

    ResponderExcluir
  83. vinicius 5 periodo E; tudo o que você vê na sua vida, quando sai para passear, quando cozinha um macarrão ou quando vai jogar futebol tem as leis da física para explicar os fenômenos decorrentes destas ações. a física é empregada nos diversos cálculos que as engenharias, a medicina e até os esportes automobilísticos utilizam nas suas atribuições. como vê; a física tem uma importância muito gande na nossa vida.

    ResponderExcluir
  84. A fisica como podemos perceber hoje em dia é complementar com a medicina graças a fisica a medicina esta tao avansada hoje pelo fato da medicina precisar de alsilios fisicos e quimicos estudados pela fisica ajuda no caso de doenças como: o câncer entre outros por esses e outros motivos temos que aprimorar cada vez mais nosso estudos para cada vez mais aumentarmos nossas tecnologias e garantir o futuro de muitas pessoas.
    polyana "5" periodo "f"noturno

    ResponderExcluir
  85. A Física está presente em todos os ramos que envolvem alta tecnologia, um deles em particular fundamental para a vida, é a Medicina. Grande parte dos avanços que ocorreram nas últimas décadas foram de mãos dadas com a Física.
    Dois exemplos, "Raios X" e "Ultra-som", hoje, a técnica é bastante difundida e muito utilizada.

    Aluna: Paula Daiana 5 periodo 'G' Noturno.

    ResponderExcluir
  86. Atualmente a Física Médica aplica os fundamentos físicos de múltiplas técnicas terapêuticas, proporc+iona a base científica para a compreensão e desenvolvimento das modernas tecnologias que têm revolucionado o diagnóstico médico e estabelece os critérios para a correta utilização dos agentes físicos empregados em Medicina.

    A Física está presente em todos os ramos que envolvem alta tecnologia, um deles em particular fundamental para a vida, é a Medicina. Grande parte dos avanços que ocorreram nas últimas décadas foram de mãos dadas com a Física.
    Dois exemplos, "Raios X" e "Ultra-som", hoje, a técnica é bastante difundida e muito utilizada.

    Marcus Vinicius Pereira Dantas,5 período "B" MATUTINO

    ResponderExcluir
  87. como sabemos hoje a fisica esta em quase todas as profissoes n podemos esquecer da medicina! pois a medicina a muitos conseitos fisicos nela pois sabemos que a medicina usa a fisica para por exemplo:na ultilizacao de uma maquina de raio x em tratamentos de cancer e nao podemos esquecer das radioterapias e muito mas por isso a fisica e muito importante para todos. Marcos junior 5 periodo E noturno.

    ResponderExcluir
  88. No século xx foi marcado, por um período de grandes mudanças na física e nas suas tecnologias, com a criação de invenções, como a lampada, do automovél eo telefone,e assim também teve reflexo na medicina e nas suas tecnologias. Os equipamentos da medicina cada vez, mas sofisticados com o avanço da física, assim tecnicas usadas na medicina para realizar exames cada vez melhor, e assim com diagnóstico mais preciso. Assim os exames e tratamentos que usa a física estão mais preciso,como raios-x, radioterapia, quimioterapia, mamográfia, etc...
    Quando mais avançada fica a física maior são os nossos benefícios a saúde.
    Aluna: Núbia Cristina 5° periodo E

    ResponderExcluir
  89. O ser humano é por natureza um ser ativo e, portanto, quando lembramos da palavra "atividade" podemos relacioná-la com outra que é "movimento". Por definição, podemos dizer que o movimento humano é uma mudança da posição do corpo ou de segmentos corporais no espaço e no tempo através da aplicação de vários graus de força. O movimento sempre fez parte da vida do homem, porém, o acesso às novas tecnologias vem transformando o homem do século XX menos ativo em relação ao passado. Essas facilidades dos tempos atuais trazem mais conforto e praticidade com menos esforço, sendo assim, a tendência é haver mais tempo para o lazer. Todavia, existem dois caminhos a seguir em relação a esse maior tempo para o lazer: entregar-se ao ócio e conviver com os problemas de saúde acarretados por tal estilo de vida, ou aproveitar esse tempo da forma mais saudável possível vivendo ativamente. O homem primitivo vivia pouco, envelhecia rápido, não preocupava-se com a conservação do corpo, ingeria poucas calorias e se alimentava mal, dava muito valor à sobrevivência, não possuía consciência ou responsabilidade sobre seu corpo e tinha a idade determinada pela passagem dos anos e convenções sociais. O homem atual vive mais, envelhece sem qualidade de vida, está aprendendo a cuidar do corpo, ingere muitas calorias e se alimenta mal, dá muito valor à aparência e admira os músculos, está adquirindo consciência e responsabilidade sobre seu corpo e tem a idade determinada pela aparência. A tendência para o homem do futuro é de viver muito mais, envelhecer bem devagar, cuidar muito bem do seu corpo, alimentar-se de forma individualizada e cibernética, dar muito valor à aparência e ao seu equilíbrio, ter consciência e responsabilidade sobre o seu corpo e determinar a sua própria idade. Segundo NAHAS (1993), Qualidade de Vida é um conjunto de fatores individuais e sócio-econômicos que caracterizam as condições em que vive o ser humano e Estilo de Vida é um conjunto de ações habituais que refletem as atitudes e os valores individuais. Pode parecer que esse conceito de estilo de vida ativo é uma coisa muito recente. Porém, HIPÓCRATES (460-377 AC) citado por PHILLIPS et al (1996), dizia que: "De maneira geral, todos os segmentos corporais que possuem alguma função, se usados de maneira moderada e exercitados em trabalhos que estejam acostumados, se tornam mais saudáveis e bem desenvolvidos, além de envelhecerem mais lentamente. Mas, se permanecerem sem uso e ficarem preguiçosos, se tornam predispostos a doenças, não se desenvolvendo com plenitude e envelhecem mais rapidamente". Sabiamente, o pai da medicina naquela época mostrava a necessidade de adquirirmos hábitos saudáveis de vida. Muitos sintomas de algumas doenças são conseqüências de estágios avançados de maus hábitos de saúde como quantidades de gordura não compatíveis com os limites admissíveis, deficiências em relação ao desempenho motor e tabagismo. Isso pode acarretar as disfunções crônico-degenerativas que se instalam a longo prazo, as chamadas doenças silenciosas, como hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes mellitus e algumas cardiopatias. Portanto, saúde não é apenas a ausência de doenças e enfermidades e sim um estado de completo bem estar físico, mental e social (OMS, 1978). Níveis satisfatórios de saúde podem ser alcançados através da prática de hábitos simples.. Os programas de exercícios físicos que envolvem esforços de baixa e moderada intensidade são recomendados e provocam adaptações fisiológicas relacionadas a melhoria e a manutenção do estado de saúde. Fazer exercícios físicos e cuidar da alimentação é o melhor meio de envelhecer de maneira saudável. A inatividade física está relacionada com a maioria das doenças crônico-degenerativas.
    Mais sobre: A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA

    alessandra 5P:A matutino

    ResponderExcluir
  90. HOJE EM DIA A FISICA É DISTINGUIDA COMO UM MEIO DE PROFIÇAO POIS ABRANGE EM MAIORIA DOS EMPREGOS,MEDICOS CONSTRUTORES FISICOS ASTRONOMOS E PROFESSORES HOJE EM DIA A FISICA NA MEDICINA ESTA EM ALTA EVOLUÇAO POIS ELA E REALMENTE NECESSARIA PARA MEDICOS E HOSPITAIS,TECNOLOGICAMENTE A FISICA ELABOROU UM VARIOS MEIOS DE ESPANÇAO COMO A QUIMIOTERAPIA RADIOGRAFIA E CIRURGIAS.

    ALUNA:ANDREZA MORAIS CAMPOS 5 PERIODO `B´.

    ResponderExcluir
  91. a fisica esta presente em tudo que a gente vai fazer. principalmente nas profissões mais disputadas como medicina, engenharia e entre outras,,,
    ate mesmo em casa podemos ver nas pequenas coisas que a fisica esta presente no nosso dia a dia.
    porem ela é muito importante nas tecnologias.
    ass: eliane quinto periodo g noturno.

    ResponderExcluir
  92. A fisica como podemos perceber hoje em dia é complementar com a medicina graças a fisica a medicina esta tao avansada hoje pelo fato da medicina precisar de alsilios fisicos e quimicos estudados pela fisica ajuda no caso de doenças como: o câncer entre outros por esses e outros motivos temos que aprimorar cada vez mais nosso estudos para cada vez mais aumentarmos nossas tecnologias e garantir o futuro de muitas pessoas.

    Aluno: Jhonelson
    5 Periodo E noturno

    ResponderExcluir
  93. A física está envolvida em tudo que tem tecnologia, e a medicina é uma delas. Um exemplo é a medicina nuclear que é o uso das propriedades radioactivas de algumas partículas em diagnóstico por imagem ou em tratamentos. O diagnóstico é feito através da ingestão ou injecção de radioisótopos na zona que se pretende estudar, de seguida esse isótopo começa o seu decaimento, o qual irá produzir partículas e radiação, processo que explicarei nas minhas próximas «rubricas», que posteriormente serão detectadas por sensores específicos ligados a um computador que criará a imagem. Já nos tratamentos o processo é semelhante, a diferença está no facto de as partículas e radiações libertadas serem usadas para destruir células maléficas.

    Hellen Cristina 5º periodo G.

    ResponderExcluir
  94. A Física está presente em todos os ramos que envolvem alta tecnologia... um deles, em particular, fundamental para a vida, é a Medicina.

    A Física Médica é o ramo da Física que compreende a aplicação dos conceitos, leis, modelos, agentes e métodos da Física para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, desempenhando uma importante função na assistência médica, na pesquisa biomédica e na otimização da proteção radiológica.

    Atualmente a Física Médica aplica os fundamentos físicos de múltiplas técnicas terapêuticas, proporc+iona a base científica para a compreensão e desenvolvimento das modernas tecnologias que têm revolucionado o diagnóstico médico e estabelece os critérios para a correta utilização dos agentes físicos empregados em Medicina.

    Finalmente estabelece, em colaboração com a Bioengenharia, as bases necessárias para a medida das variáveis biomédicas e aporta, junto com a biofísica, os fundamentos necessários para o desenvolvimento de modelos que explicam o funcionamento do corpo humano


    O desenvolvimento mais importante da Física Médica, tal como a entendemos atualmente, tem lugar a partir do descobrimento dos raios-x e da radioatividade, dado seu impacto decisivo na moderna diagnose e terapêutica médica. Estes descobrimentos marcam um hiato histórico na aplicação na aplicação dos agentes físicos em Medicina, ao proporcionar métodos revolucionários de diagnóstico e tratamento de doenças. Em coerência com esta realidade se desenvolveu a necessidade de incorporar profissionais da Física nos grandes hospitais e clínicas em todo o mundo.

    A Física médica, portanto, é desenvolvida principalmente nas áreas de Radiologia Diagnóstica e Intervencionista, Medicina Nuclear, Radioterapia, Radiocirurgia, Proteção Radiológica, Metrologia das Radiações Ionizantes, Biomagnetismo e Radiobiologia Clínica e epidemiológica.

    ResponderExcluir
  95. Que a Física está presente em todos os ramos que envolvem alta tecnologia é óbvio! Mas, um deles, em particular, fundamental para a vida, é a Medicina. Embora a relação natural desta seja com as Ciências Biológicas, cabe dizer que grande parte dos avanços que ocorreram nas últimas décadas foram de mãos dadas com a Física.

    aluna; leticia araujo dos santos
    serie: 3 periodo 'a'

    ResponderExcluir